Os nossos amigos

sexta-feira, 15 de junho de 2012

( Spinning ) Voyeur!



Esta é a história de um Voyeur, um pescador que desta feita apenas foi observar os amigos a pescarem.

Na pesca como na vida um voyeur não é mais do que isso, alguém que observa as acções dos outros.
Neste caso, este título começa por uma pescaria marcada assim em "cima do joelho", pelo Luís e pelo Filipe João. Tinham combinado ir fazer a viragem da maré ao spinning com amostras de superfície.
A pescaria ficou marcada para a seguir ao almoço, entre as 14horas e as 16horas. Tinha estado a falar com o Luís e como tinha umas horas livres resolvi ir com eles. Apanhava ar, e via o "meu pessoal" a malhar neles. O dia estava óptimo, ia apanhar ar, um solinho, e claro revigorar a alma.
Fui me despachar para poder ir com eles os dois...
Cerca das 14.20 estávamos a chegar ao spot e o local estava vazio, e com excelentes características.
Gostei de ver como estava o pesqueiro, com cabeços e fundões que são óptimos para a captura de bons robalos pois estes gostam de caçar nas declives.

Bem eles lá montaram as canas e ambos escolheram amostras da Heddon para começar. O vento apresentava-se do quadrante Norte o que ajudava no lançamento das amostras desde que se pescasse na diagonal.
As Heddon pareciam foguetes e rapidamente comecei a ver eles a trabalharem as amostras.
O Luís estava a lançar bem mais longe conseguindo por a amostra por trás do cabeço, já o Filipe João estava a meu ver a lançar para a frente do cabeço.

Realmente ver este tipo de pesca com passeantes é muito giro. O trabalhar das amostras é espectacular.
Como não dava nada fui dando uma volta pelo spot, mas o aumento do vento que já soprava de forma muito activa fez-me recolher e tentar me abrigar lá numa zona perto de onde eles pescavam.
Eles lá iam trocando de amostras, procurando achar a cor que melhor servisse cada um, mas o peixe teimava em não dar sinal.

O Luís dizia-me " está atento, vais ter poucas chances de ver ataques, será um ou dois". Bem eu olhava mas nada atacava os passeantes, e o Luís chegou a meter um Popper e até um Jerkbait, mas rapidamente tornou ao mesmo.

Já a maré tinha virado quando finalmente vejo o 1º ataque, e vejo o Luís a ferrar o peixe, e rapidamente o trouxe até às pedras, onde eu o segurei, tirei as fatechas da sua boca e fui guardá-lo no saco. Uma baila muito bonita na casa das 700/800 gramas.... Julguei naquele momento que iria ver um monte de ataques, fiquei entusiasmado.
Eu que fui propositadamente para ver e gravar caso houvesse algum ataque, eis que ligo a máquina no momento certo, carrego no botão de gravar, estava o Luís a trabalhar o peixe, e aparece-me no ecrã " sem cartão"... Que stress, fdxxxxxxxxxxxxxxx. Epa que cena...

Bem sobre a pesca eles continuaram durante mais uma meia hora a lançar naquela zona, até que o Luís resolveu ir tentar mais perto da costa.


Estava eu com muita atenção ao que o Filipe João fazia, para analisar os erros e dificuldades dele, quando virei por acaso a cabeça para a esquerda, zona onde estava o Luís, e vejo um grande ataque, de um grande provavelmente, que não ferrou e me deixou a mim, e ainda mais a ele de certeza com aquele sentimento de frustração.
Foi um alarido brutal ao de cima de água dá gosto de ver... Fiquei em pulgas, levantei-me e fui para o pé dele. Sentei-me bem quietinho à espera de mais algum ataque, mas o gajo não tornou a ir lá, e a pesca acabou por ali... Foi pena pois o que vi foi um reboliço digno de um tarolo.
Fica para a próxima concerteza...



Gostei muito de vê-los a pescar nesta técnica, é realmente muito mais bonita do que a pesca com Jerkbaits. Foi pena o tarolão não ter ferrado.
Parabéns a ambos pelas duas horas de espectáculo que me deram.

Material:
Canas: Shimano Ulterga 2,77mt; Daiwa Emblem Z 3,00mt
Carretos: Shimano Ultegra Advanced (2)
Amostras: Heddon; Yo Zuri.

Luís Malabar, Filipe João, FilipePC.

6 comentários:

João Pinto - http://sheospinning.blogspot.com/ disse...

Peixes á superfície têm sempre outro sabor :)

Um dos meus maiores peixes deste ano também foi filmado por uma câmara sem cartão, é um melão do caraças, só quando um gajo necessita é que dá buraco, pelo menos foi uma tarde bem passada e com peixes.

Boas pescas

Os Pescas disse...

Gostei daquele bocado, foi iro ver um tipo de spinning que ainda mal comecei a fazer. Muito técnico, muito mais cansativo, espero ver mais ataques como aquele. É realmente muito giro.
Filipe.

José Pedro Cruz disse...

Sempre a fazer a superfície entrar em ebulição! Ahahahah! A adrenalina ferve ainda mais nas veias!
Espero que o Hidro Pencil em breve mergulhe numa bocarra!

Grande abraço Amigos!

Rui Urubu disse...

Vocês é sempre a xinalos não se brinca eheheheheheh.
É a minha pesca favorita e as melhores capturas também.

SALTON SALTON FOVERER :)

Forte abraço à malta
Urubas

Sérgio Silva (Cuco) disse...

Sei bem que ataques são esses pois tive a sorte de ferrar um peixe com o hidro pencil.. o meu record.. de mais.

Parabens Luis, sempre a dar-lhes na boca. Tens aí um pesqueiro maravilhoso.

Grande abraço.

Os Pescas disse...

Boas pessoal..

Foi um dia divertido..:-)com mais um desgraçado a falhar o ataque...lol..vou começar a distribuir oculos aos peixes antes de começar a pescar..lol
Mas é assim, faz parte da pesca..:-)
Zé Pedro, o Hidro pencil que deste ao filipe não é branco, mas sim luminoso..:-) aquela cor não me era estranha..lol
Obrigado pessoal pelos comentários e um grande abraço..:-9

Luis Malabar