Os nossos amigos

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

( Spinning ) Mudança de predador...:-)



        Boas Pessoal......

   Como o próprio titulo diz...Mudança de predador...já que infelizmente o mar se apresenta vazio de vida (Labrax´s) , o mesmo não se pode dizer do nosso Rio Tejo.
   Esta pesca foi feita um dia antes da minha viagem de férias para a Tunísia, país e zona da qual falarei mais tarde noutro relato e noutro contexto..:-)
   A pesca foi combinada á ultima hora, pois tinha falado com o Filipe e pelos visto tinha andado a sair uns peixes por aquela zona e dito isto decidi ligar ao meu amigo Pedro Lourenço para saber se ele queria vir comigo às corvinas, tendo ele dito logo que sim..:-)...combinamos a hora e lá fomos os dois prontos para a guerra.
   Como esta pesca foi combinada em cima da hora, tive que improvisar no que diz respeito aos vinis e à cana, pois pescar com vinis de 110 gramas (cabeçote e corpo ) pode se dizer que não é do meu agrado, pois eu prefiro mil vezes material muito mais ligeiro, seja pelo conforto como pelo prazer da luta, pois pescar a rebocar não me agrada nada, pelo menos para mim, devo dizer que o peso do vinil foi escolhido em função da força das marés grandes, possibilitando desta forma percorrer e sentir melhor o fundo do pesqueiro em questão.
   Depois de tudo preparado lá fomos os dois, este iria ser o meu segundo dia este ano às corvinas com os vinis.
   Assim que chegamos ao pesqueiro ainda de noite, reparei que já estavam 3 pescadores ao mesmo..lol...mas sem sucesso...vai de escolher o vinil e siga.....
   Fizemos ainda de noite, as duas ultimas horas da enchente até chegar à paragem da maré e nada....não se passava nada até que......amanheceu e nada...lol
   Já passava meia hora da viragem da maré quando decidi parar um pouco..pensar...e mudar de táctica..pois o que estava a fazer não estava a resultar, foi então que passado 2 ou 3 lançamentos que surge o ataque....zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz.zzzzzzzzzzzzzzzzz...zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz......o drag do stella disparou após a ferragem e a arrancada do peixe o que me deu a entender que esta já era jeitosa....lol...o Pedro parou de pescar e ficou ao pé de mim para gravar o stella a cantar...lol
   Posso dizer que ainda brinquei com ela...lol.. pois abri mais o drag do stella para que ela navegar à vontade e para a sentir, pois para mim o mais bonito da pesca é aquele momento da luta e o tempo que demora, tempo esse, que desejamos que dure para sempre e não o seu tamanho ou peso.
   Bem, estava na altura para a trazer à superfície e a conduzir ao pega peixe..lol..alcunha do Pedro dada por ele próprio...lol.
   Foi com calma que ele a incestou para dentro do xalavar e a puxou para cima, depois de estar cá em cima, desferrei a fateixa da boca dela e continuei à pesca, o que passado pouco tempo ferro a segunda e pelos vistos cheia de energia...lol....zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz...........zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
zzzzzzzzzzzzz...o arranque até foi bom mas durou menos tempo o que pela força e peso era sem duvida mais pequena que a primeira, o que acabou por se verificar.
   Nisto o Pega peixe ( Pedro )..lol..vai de pegar o meu peixe com o xalavar e trazê-lo para junto de nós..:-), agarrei nela e novamente ferrada na fateixa que tinha posto..:-)...a improvisação feita aos vinis corria como planeado..:-)
   Ainda antes de acabar a pesca, tive outra ferrada mas que acabou por se desferrar e por ultimo, uma porrada unica o que acabou por resultar num susto..lol
   O Pedro apenas teve um toque ou dois se não estou em erro mas com uma ferragem ineficaz. Melhores dias virão amigo....-) pois ele foi lá no dia a seguir e consegui-o capturar uma menina..:-)..eu acabei por não ir pois tinha que viajar, mas a vontade era muita...lol.
  Não são robalos, mas é sem sombra de duvida uma voraz predador, que desperta os instintos de qualquer pescador, seja pela sua força, velocidade, tamanho, peso e beleza.
  Apenas tenho pena que não tenha tirado estes peixes com material mais leve, tenho a certeza que a luta seria bem diferente...:-).
  Estas são para ti Telmo, pois sei o quanto gostavas delas meu grande amigo..:-)

  
  
  



                       Um grande abraço a todos e até breve amigos

                                                Luis Malabar


14 comentários:

José Pedro Cruz disse...

Eh grande Malabar!
Juntaram-se o "Pega peixe" e a "Cabra do Monte", só podia dar nisto! Ahahahahaha!

Bonitos peixes, quem me dera sentir esses predadores por aqui! Espero um dia ter a felicidade de os sentir!
Com material à homem é sempre uma segurança, mesmo que dê menos luta, o prazer que se perde na luta compensa a dor de cabeça de quando se perde um bom peixe.

Muitos parabéns!

Agora toca a descrever a experiência Tunisina, que eu já vi uma foto tua no fb numa aldeia onde eu já estive que é toda azul e branca - linda!

Grande abraço Amigo, extensível aos do costume! ;)

Sergio Fernandes disse...

Fico muito contente por o nosso Tejo nos proporcionar momentos desses.Parabens pelas capturas e pela luta brutal.
abraço

ntyper disse...

Valentes cabeçudas amigo continua ai a dar nelas grande abraço para voçês.

Rui Urubu disse...

Boas Malabar,

Mas que grande relato, nem imagino o que tu descreveste.
Parabéns pelas lindas corvinas.

Abração
Rui Urubu

Os Pescas disse...

Granda corvina meu. Parabéns.
É sempre a dar. Ainda ferras mais durante este Verão. Um abraço.
Filipe.

Sérgio Silva (Cuco) disse...

Deves ter tido uma luta infernal para sacala pra superficie.. grande corvina! Parabéns Malabar.

Boas férias.

Abraço a todos OsPescas.

Anónimo disse...

Bela captura. Parabéns. António.

Manuel Oliveira disse...

Boas capturas, mesmo o material não sendo tão ligeiro, ainda sentiste elas a levarem o fio :)

Toca a voltar para o pesqueiro para carregarem... :)

Abraço

Anónimo disse...

Boas,
Adoro ler os vossos relatos são fabulosos, sempre com exelentes capturas. ( pois as grades não são relatadas)lol lol lol....
Abraço a todos

Juanma Cano guía de pesca disse...

Fantasticos bichos enhorabuena

Os Pescas disse...

Boas pessoal, muito obrigado a todos pelos vossos comentários amigos..:-)
Grande José, a luta é fixe, mas estava á espera de mais confesso, o pesqueiro também facilita e muito a nossa vida, pois só dá para ela correr e não existem obstáculos dentro de água que nos dificulte a vida..:-) Mas esta foi fácil, pode ser que a próxima seja mais complicada, pois não existe nenhuma luta que seja igual á anterior.
Em relação á minha viagem, eu assim que conseguir faço o relato..:-) e posto um video de mim a dar de comer a ferreiras e douradas com 3 palmos de àgua..lol
Boas Sergio, felizmente o Tejo proporciona-nos momentos destes e cabe a todos nós protegê-lo tal como os restantes rios do nosso país, para que as próximas gerações tenham a oportunidade de sentir estas emoções amigo..:-)
Boas Nuno, desde que aja um predador para caçar estamos lá..:-)
Grande Urubu, obrigado hombre e tens que experimentar um dia a elas que tenho a certeza que te ias divertir..:-)
Obrigado Filipe e enquanto puder elas vão ter que levar comigo..lol
Big Sergio..:-) estas nem deram trabalho amigo, vamos ver se ainda este ano, consigo ferrar uma daquelas..:-)
Boas amigo Manuel, o que eu gostava mesmo é de ferrar uma de 20 ou 30 quilos com a minha cana dos passeantes...lol..isso sim é que tenho a certeza que seria uma luta épica..lol.
Boas anónimo..:-) como se costuma amigo, a grade é garantida mas de vez em quando sai uns peixes...:-)
Buenas juanma..:-) Muchas gracias amigo pelo teu comentário.
Uma vez mais obrigado a todos e até breve amigos e pescadores

Luis Malabar

calhau da calçada disse...

sacana!

Abraço malandro!

Os Pescas disse...

Apenas tenho uma coisa a dizer,
VAI_TE ENCHER DE MOSCAS!!!!
Anda aqui um gajo sem ter tempo para ir á pesca e vens para aqui tu meter estes peixes comprados na praça!!!!lolol
Já vi que a tua tia tem um bom fornecedor!!!
Continua a dar nelas pois dá-me imenso prazer poder ler os relatos já que não posso lá ir....
Mts parabéns pelas excelentes capturas, quem sabe sabe e o resto é conversa!!!!
Um abração amigo e temos que lá ir que eu tb quero uma dessas....
Pedro PJPescador

o encantador de robalos disse...

Boas corvinas parabens ...abraco .