Os nossos amigos

terça-feira, 5 de março de 2013

Recordes e mais recordes, uma pesca fenomenal

Olá a todos,

Este dia relata a melhor pesca que tive ao corrico. Não descobri há muito anos esta pesca, mas depressa me apercebi dos resultados que pudemos ter. Nem sempre corre bem, muitas vezes é desesperante. Gradamos, gradamos, gradamos, mas existem dias diferentes, dias em que tudo faz sentido, em que as aprendizagens de experiências passadas nos levam a conseguir capturas fenomenais.

Não basta lançar a amostra para dentro de água, não bastar achar que o peixe lá porque no outro dia bateu às 2 hoje vai bater novamente às 2. Isso raramente acontece. O ciclo altera, o clima altera, e o relógio biológico dos peixes também se altera. Quem apenas souber o Plano A, mesmo que seja um pescador fenomenal nesse tipo de pesca, dificilmente vai ser um pescador capaz de responder às necessidades de muitos dos dias. Acima de tudo é isso que tenho tentado compreender. Aperfeiçoar-me num tipo de pesca que eu realmente gosto e faço, e dentro disso entender o que se passa a cada momento e o que dá resultado.

Começando pelas amostras em que gastamos centenas de euros à toa, sem entender que com metade desse valor pescávamos na mesma, ou usando material completamente desadequado e que acaba por nos fazer perder muito peixe.

É verdade que é realmente necessário ter uma panóplia de amostras considerável se queremos abranger todas as situações, mas não é verdade que todas as cores sejam realmente necessárias e que seja necessário usar amostras de muitos tamanhos diferentes. Provavelmente, 3 tamanhos, e 5/6 cores fazem o serviço e permitem um alcance suficiente sobre as cores que realmente iremos usar. E mesmo dentro das 5/6 cores pode-se evitar uma ou duas.

Uma dica que vos dou, passa por registarem com que amostras capturam o quê e em que tipo de águas. Ao final de uns tempos, faz-se luz, seja ao spinning, corrico ou trolling.



Talvez por isso, comecei este dia cheio de pica. Vinha de dois dias muito bons, com excelentes capturas, e estava muito, mas muito expectante. Entrei na água ainda cedo, o tempo esse, muito frio na madrugada, deixa no ar um cheirinho a época dos tarolos.
Comecei com a fire tiger da X-RAP e a Deep Trembling da Cormoura, a amarela. Porquê? Porque estava ainda com pouca luz e as amostras de barriga colorida costumam ter grandes resultados neste momento do dia aqui na zona.
Deixei uma cana a 20 mts e outra a 30 mts, sendo que naveguei entre os 2 e 3 nós. Logo na primeira volta levo valentes cabeçadas na amostras, mas o peixe desferrou no caminho, devia ser pequeno e vir mal preso. Tornei rapidamente a dar a volta e na segunda volta quando estou a acender o meu cigarro ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, paro o barco rapidamente e começo a trabalhar o peixe, um robalo abaixo de quilo. Fiquei bastante feliz pois foi rápido até capturar o primeiro.
Sem perder tempo continuei, mas durante o percurso nem mais um toque, e resolvi fazer mais uma tentativa antes de ir mais para os canais do Montijo. Devagarinho e aproveitando a corrente forte, fui fazendo todo o percurso sem qualquer resultando no entanto. Como o caminho ainda é longo fui trocando de cores dando mais ênfase às amostras de cabeça vermelha, e as coloridas principalmente as laranja e amarelas.
Já a meio da segunda voltinha, torno a sentir peixe, mas ele não ferrou. Dei a volta, e fui até ao início onde tornei a trocar de amostras, amostrando na deep trembling igual a fire tiger e à x-rap cavala.
Novamente na mesma zona ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, e sem estar à espera, demorei a reagir, mas felizmente este ferrou bem e decidiu correr uns bons metros, o que me deu mais do que tempo para parar o barco, agarrar na cana e curtir à grande com ele. Um grande robalo, que me deixou com um sorriso de orelha a orelha.



Mais uma voltinha...
Desta vez resolvi fazer o percurso ao contrário a ver como corria a coisa... E mais uma vez...........ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, um arranque brutal, que me deixou a ponteira da cana dentro de água, um peixe lutador, com fortes arranques e sempre com corridas rápidas e direccionadas. Ao chegar perto do barco tive ali um break, que me deixou a pensar... Levantas? Não levantas? Levantas? Não Levantas? Resolvi arriscar e a nova Biomaster Spin portou-se magnificamente assim como o Biomaster FB. Fantástico.





O dia entretanto tinha tapado completamente. Nuvens muito baixas, um daqueles dias sombrios, sem vento, mas com a humidade no ar... Excelente pronúncio.
Estava na hora de ser pragmático e deixar de andar às voltas e apostar no local onde estava a tirar peixe. Sabendo que a maré estava a meio da enchente, aproveitei a corrente certinha que estava e volta após volta fui fazendo uma pesca como já não me lembrava. Tarolo a seguir a tarolo, as canas iam ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ e mal entravam novamente dentro de água era dar a volta e ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, os peixes atacavam fortemente as amostras que neste fim de dia estavam muito activos. O último que apanhei já ao pôr do sol, fez-me uma arrancada louca, levando metros de fio atrás de metros, fazendo mais de 5 arranques fortíssimos. Mais um peixe que me deu muito prazer a apanhar.
Pouco a pouco, o sol desapareceu, e estava na hora de dar a pesca por terminada.




Foi um dia memorável, para recordar, e claro um dia para o livro de records.


Ricardo Palma

11 comentários:

Anónimo disse...

Fenomenal, é uma pescaria de ficar a sonhar. Incrível. Parabéns aos pescas.
Jorge F.

Os Pescas disse...

Parabéns pela pescaria Palmeta, eu vi os peixinhos todos, um luxo de pesca. Algo difícil de igualar.
Abraço, Filipe.

Os Pescas disse...

Mais uma grande pesca, sempre a tirar peixe e de tamanhos muito consideráveis. Parabéns Palma, quem diria que o nosso rio nos ia dar tantas alegrias.

Fica bem
Nuno

Inácio disse...

Muitos Parabéns pela excelente pesca! Será uma pescaria para recordar de certeza .

Abraço!

Os Pescas disse...

Obrigado amigos e não se
esqueçam quem procura acha lol lol
abraços
Palma

Entrespots disse...

Palma sempre de mão quente,bela pesca homem abraços!

Os Pescas disse...

Ora aqui está o que se pode chamar de uma grande pescaria...sem duvida digna de registo.
Parabéns ao palma por mais uma queda de recordes!!!
Pedro PJPescador

Ernesto Lima disse...

Excelente pesca, excelente dia e excelente relato!

Os meus sinceros parabéns e...

Forte Abraço

Os Pescas disse...



A maior da felicidade para o meu grande amigo Palma..:-)
Mereçes isso e mto mais por todo o esforço que fizeste..:-)
Agora só falta uma dessas mas de corvinas...hehehehe.

Um grande abraço amigo

Luis Malabar

Os Pescas disse...

Obrigado a todos pelos comentários, foi um dia de sonho para mim.
Palma.

Os Pescas disse...

O gajo está com cara de quem quer ir à casa de banho... AHAHAHAH, PALHAÇO.