Os nossos amigos

quarta-feira, 29 de maio de 2013

( Spinning ) Catch & Release.........


    
      Boas Pessoal….

 Depois de mais uma semana, como não podia deixar de ser, a vontade de pescar era muita….:-) e apenas no domingo é que nos foi possível ir até à restinga. Chegámos à praia por volta do meio-dia, tomámos um banho para refrescar e de seguida fui montar o material.


Decidi trazer comigo a Lesath de rio e o Stella 5000SW para poder experimentar mais alguns passeantes pesados que adquiri em Portugal antes de Vir para Benguela, em vez da cana Ultrega de 2.70, pois estes passeantes e poppers derivado ao peso, ultrapassam o CW adequado para a Ultrega, prejudicando a sua performance.

Material montado e lá fui eu até um dos pontões…..lá..lárá..lárá…hehehe..isto sou eu contente e bem disposto..hahaha..a caminho da felicidade…hehehe. Bem, chegado ao pontão, confirmei que a maré ainda estava muito em baixo, e pela pouca experiencia que eu tinha tido até agora, o melhor seria começar a pescar da praia mar para a vazante, isto pelo que me apercebi até agora, parece que o peixe além de encostar com a praia mar, ele fica activo nas primeiras 3 horas da vazante.

Até agora, fiquei com a ideia que tem que existir corrente, seja de Sul para Norte ou vice-versa para que o peixe circule e se mostre activo, o que não quer dizer que este factor apenas seja válido para este pesqueiro e não para os outros. Com o tempo vou tendo mais certezas sobre estes pesqueiros…:-)

Agora voltando à pesca em si…:-) Assim que cheguei-me ao pé da água verifiquei que estava lusa, como eu nunca tinha visto por aqui na Restinga até altura…Brutal..lol..até de cima das pedras conseguia ver pequenos cardumes de petinga em bola a circular, tal como as tainhas!!!!!....sim pessoal, aqui também tem tainhas…lol…mas muito menos que em Portugal.. :-)…Porque será???????...hahahaha

Bem, ao contrário do que muita gente pensa, na minha opinião, na pesca de superfície, a transparência da água não influencia negativamente as capturas, pois os predadores, tal como os robalos em Portugal, também eles não ligam se a água está lusa ou suja, querem é alimentar-se da petinga que percorre a costa Portuguesa durante os meses de Verão. Eu digo isto porque, já capturei muitos robalos na Primavera e Verão, em pleno pico do dia, com motas de água a passarem e com a água totalmente lusa. Lembro-me de um dia, a pescar com o meu amigo Pedro Lourenço, de chegarmos ao pesqueiro por volta da uma da tarde, com vários pescadores ao fundo e à bóia e ninguém tirar sequer uma sargueta, pois ao contrário da pesca de superfície, as outras pescas são prejudicadas pela claridade da água. Nessa altura montei o material mais o Pedro e comecei a pescar com uma Super Spook em que passado 3 lançamentos, do nada, um belo tarolo rasgou a água para atacar o meu peixe ferido e fez ainda 3 ataques até desaparecer no azul, picado mas não ferrado… :-)…Posso dizer que quando voltei-me para trás estavam 6 pescadores literalmente de boca aberta, pois não acreditavam no que tinham visto…lol…como podem ver, ao contrário do que nós pensamos, eles não querem saber.. :-)

Voltando agora a este dia de pesca… :-)…Ainda fiquei a observar a natureza a circular dentro de água para ver se via alguma coisa fora do normal..hehehe…mas como ainda faltava muito tempo para chegar àquela altura da maré, decidi mesmo assim começar a pescar, pois já que não tinha nada para fazer e estava cheio de saudades de pescar, nada como ir lançando nas calmas e ir experimentando amostras..lol

A minha escolha recaiu sobre um passeante muito conhecido por todos nós, feitos de balsa pelo fabricante Fernando Dominguez, de lombo prata e de dorso esverdeado, claro que não é propriamente um passeante para pescar nestas águas, pelo simples facto que aqui podemos de um momento para o outro ter um encontro do terceiro grau…hahahaha.

Mesmo assim, eu reforcei os splitrings e as fateixas para um grau de resistência superior ao de origem… :-)…Bem e vai de lançar…….1 vez……2 vezes…..até que à terceira vez….surge um ataque subtil ao qual eu efectuo rapidamente a ferragem, com sucesso…já estás..lol…mas o que era, era mesmo pequeno..hahaha…ainda deu dois saltos, que me fez lembrar os Tarpoons, mas em pouco tempo coloquei-o sobre a palma da minha mão.. :-)BRUTAL….HAHAHA…o meu Primeiro DOURADO… :-)

Assim que o agarrei, verifiquei que a fome e o ataque destes peixes não é para brincar, pois este minorca..lol…conseguiu abocanhar a fateixa do rabo da amostra toda, ferrando-se nos 3 bicos da fateixa..lol….mesmo assim, lá consegui desferrá-lo e depois soltei-o para que ele fosse crescer até chegar aos 30 kilos…:-)


Aqui fica a foto deste lindo peixe e a sua coloração, posso dizer que é dos peixes mais bonitos e combativos que existe em Angola, apenas me falta tirar um avô destes..lolol..pode ser que o pai deste venha reclamar comigo..hehehe

Ainda capturei mais uma garoupa pequena, a qual soltei e também vindo do nada, vi uma Macoa atacar um cardume de petinga que por lá andava.. :-)
Foi assim o meu dia de pesca, apesar de ainda não ter tirado nenhum exemplar daqueles.. :-)..Posso dizer que das 6 pescas que fiz, ainda não gradei nenhuma..hahaha..pelo menos isso…UFA… lol

Apenas quero dizer amigos, que as fotos ao longo do relato foram tiradas na Praia de Santo António, a primeira praia a sul de Benguela.. :-)

Espero que tenham gostado e uma vez mais..até breve meus amigos

Luis Malabar

7 comentários:

João Santana disse...

Essas paisagens são brutais, o frio por cá voltou, e parece que não vai embora tão cedo, mais um post engraçado, parabéns, força ai Luís.um abraço.

José Pedro Cruz disse...

Mais um relato com a categoria garantida "Malabar"! Espero não morrer sem pescar um lírio, um gt e um dourado... Esse dourado apesar de pequeno tem as cores que caracterizam os grandes exemplares, sendo para mim dos peixes mais bonitos que podemos capturar à superfície!
Parabéns AMIGO e que comecem a vir os pais e os avós dessas macuas, meros, dourados e afins!
Abração!

Manuel Oliveira disse...

Bem eu ainda há pouco tinha-te perguntado pelos DOURADOS, mas nunca imaginei já tinhas dado com um...
Este foi libertado para mais tarde teres uma adrenalina enorme...:)

Forte Abraço do Algarve

Pedro Franco disse...

Grandes paisagens Luis, mais um bom relato e mais uma nova espécie para os livros dos recordes.
Um abraço e bons fins de semana de faina.

Inácio disse...

Bom relato e com fotos de deixar água no bico . Nós por cá praticamente em Junho com vento, chuva e mar de 4m e aí a fotos falam por si :)
A ver se o próximo será o avô desse!

Grande Abraço ;)

Os Pescas disse...



Boas pessoal, obrigado a todos pelos comentários..:-)
Espero que dentro em breve o verão chegue a Portugal e a malta possa apanhar uns banhos de sol e desenjoar do Inverno..:-)
Por aqui, chegou o cacimbo, ou seja o Inverno Africano, a água começa arrefecer e a temperatura baixa para os 20 a 22 graus...hehehe...:-)
Os dourados, só para o proximo verão, agora entra os sarrajões, atuns, chocos, pargos lucianos que dosovam entre outras especies.
Vamos a ver se eu começo a tirar os avós..lol
Um grande abraço

Luis malabar

Sérgio Silva (Cuco) disse...

Boas Malabar! Mais um belo exemplar para o livro de registos das especies pescadas por ti. Parabéns amigo.

A contrastar com o calor e céu azul daí estamos nós com frio e céu cinzento... parece que o verão tarda em chegar.

Forte abraço amigo e sempre que podes, dá neles!